Efeito rotacionar

Se você precisa rotacionar um clipe em 90 graus, 180 graus, ou até animá-lo girando em círculos, o OpenShot possui um efeito Rotacionar que pode ajudá-lo.

O OpenShot possui dois tipos de efeitos de rotação disponíveis, fixa e animada. Para aplicar uma rotação, troque para a Aba de efeitos na janela principal, e arraste o efeito Rotacionar para o seu clipe.  

Para ajustar suas configurações de rotação, clique com o botão direito no clipe e escolha Propiedades. Então troque para a aba de efeitos na janela de propriedades, e clique no efeito rotacionar. Isto trará uma lista de configurações que podem ser ajustadas. Tente alterar cada configuração, e use o Botão play para prever o efeito.

Rotação Fixa

Uma rotação fixa pode rotacionar o vídeo em 90 graus, 180 graus, ou qualquer outro valor em graus que você precisar. Isso não anima a rotação. É muito útil quando você grava um vídeo de lado e precisa girá-lo. Para utilizar uma rotação fixa, simplesmente ajuste as configurações que iniciam com "Fixo". Lembre-se de ajustar as outras configurações para zero.

Rotação Animada

Uma rotação animada pode ser utilizada para girar um clipe em círculos, ou vários outros padrões. Isso pode ser um bom efeito para títulos, jornais giratórios, ou outros usos criativos. Para utilizar uma rotação animada, ajuste as configurações "fixo" para zero, e somente use as configurações que começam com "rotacionar".

Rotação Simples

Cada clipe tem uma configuração Rotacionar, que rotacionará o clipe sem a necessidade de adicionar qualquer efeito ao clipe.  Isto poderá ser modificado na tela Propiedades do Clipe, ou dando um clique direito no clipe e selecionando a opção Rotacionar.